Processo Espiritual na Infância
EVANGELISMO
Por que precisamos evangelizar as crianças? – Porque elas também necessitam nascer de novo. A primeira coisa que precisamos entender no ministério com crianças é que elas precisam de salvação.
A segunda é que elas estão abertas a receber Jesus em suas vidas. Por isso precisamos pregar a Palavra a elas.
Isso acontece nos Grupos Familiares, no domingo kids, e no Retiro Espiritual
Há uma urgência no coração de Deus para alcançá-las durante a infância, pois assim pode se evitar toda uma adolescência e juventude de pecado, feridas e incredulidade. Salvando as crianças nesse período, elas entregarão literalmente toda a sua vida a Jesus, e serão os adultos que vão compor a igreja do amanhã.
“Existem muitas ferramentas que podem ajudar você a evangelizar uma criança de forma criativa, tais como: Folder da cruz, régua com o plano de salvação, pulseira com os símbolos e livro sem palavras. ”
​
ENSINO
Depois da salvação, o que mais deve merecer a nossa atenção é a consolidação.
Por muitos anos, as igrejas têm realizado um trabalho com crianças sem propósito, sem excelência, sem visão e sem pessoas qualificadas. Na verdade, sem se preocupar se as crianças estão se convertendo ou não.
Contudo, além da conversão, precisamos voltar também para um assunto que muitos ignoram: a consolidação dessas crianças e juvenis dentro da igreja.
Hoje, precisamos trabalhar de maneira mais prática para que as crianças e juvenis sejam consolidados e permaneçam na igreja, do contrário nosso fruto poderá se perder.
Temos que crer, mas temos também que trabalhar para que as crianças que ganhamos e ensinamos possam crescer e se firmar na igreja.
O fato de não batizarmos crianças não significa que não podemos trabalhar para consolidá-las, ainda que não seja o mesmo que a consolidação daqueles que estão acima dos 12 anos.
Consideramos como consolidação das crianças o Encontro com Deus, a célula e o culto da igreja. Nosso objetivo é que elas participem dos três e tenham uma experiência de novo nascimento ainda na infância, conheçam a Palavra de Deus e saibam que Deus tem um propósito para elas.
Esse propósito começa com a compreensão de que são ministros, o que significa que, quando crescerem, se tornarão líderes na casa de Deus.
Tudo isso é muito ousado para um ministério com crianças, mas cremos que é para isso que Deus nos chamou: para prepará-las.
TREINAMENTO
A base da igreja em Grupo Familiares é o discipulado, e o alvo do discipulado é a formação de líderes. Discipulado não é apenas andar junto com alguém, ou fazer reuniões semanalmente, não é amizade, não é apenas manter comunhão com um irmão, tudo isso existe dentro do discipulado, mas esse não é o alvo principal.
O alvo do nosso ministério com crianças e juvenis é formar discípulos desde a infância. A ênfase no ensino é a primeira parte. O ensino está presente no Grupo Familiar e nos cultos, mas precisamos avançar para a segunda etapa:
​
treinar, Investimos um tempo específico para treinar.
As crianças e os juvenis são mobilizados para ministrar nos cultos e em seus respectivos Grupos, através de testemunhos, ministrando o louvor e também a palavra para os demais.
À medida que os treinamos, cremos que estaremos atingindo estes três objetivos importantes na formação de um discípulo:
-
Formar a mentalidade de discípulo – Pensar de acordo com a Palavra de Deus. Para ministrar, as crianças e juvenis terão que ler e estudar a Palavra de Deus. Serão estimulados a pensar naquilo que ouviram de seus líderes;
-
Formar a identidade de discípulo – Identidade é a maneira como eles se veem. Queremos levá-los a se verem como alguém chamado e separado por Deus. Ao colocarmos as crianças e juvenis à frente de um grupo, nas salas e nos cultos, eles assumirão o papel de um líder. Queremos que eles se vejam como líderes, mesmo que ainda não consigam fazer o que um líder faz;
-
Ensinar a fazer – Treiná-los a desenvolver seu potencial de líderes.
-
Um líder é alguém que sabe falar em público e expressar aquilo em que crê.
-
E isso é só o começo. No tempo certo, eles farão o que deverá ser feito.
​
​